terça-feira, 14 de novembro de 2017

XVIII Concurso de Fado Amador «Cidade de Lagos 2017»



   
Decorreu em Lagos, entre 30 de Setembro e 14 de Outubro, o «XVIII Concurso de Fado Amador – Cidade de Lagos 2017», organizado pelo Clube Artístico Lacobrigense em parceria com a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia São Gonçalo de Lagos.
Tal como no ano anterior, o concurso foi aberto a duas vertentes etárias, a Sénior e a Juvenil, que se submeteram, em duas eliminatórias realizadas na sede do Clube, à avaliação do Júri constituído por Joaquina Matos, Olga Fazenda, Rita Rodrigues e as fadistas Maria do Minho e Esmeralda Maria.
Como era espectável, as eliminatórias tiveram sempre casa cheia, tendo, porém, contribuído para o facto a presença do fadista lacobrigense Zé Portugal e também de Helena Candeias, jovem fadista que começa a despontar no panorama musical lacobrigense.
O concurso teve a presença de 17 candidatos a dificultar a apreciação do júri na nomeação dos que iriam passar à Final. Porém, e perante criteriosa selecção, o júri decidiu levar à grande finalíssima, os seguintes 12 candidatos:
Vertente SÉNIOR: Vânia Rodrigues, Celeste Costa, Cecília Valentim, Mafalda Sofia, Ana Valentim, Firmino Rodrigues, Carlos do Carmo Moisão, Carlos Filipe e Fernando Luz.
Vertente JUVENIL: Micaela Gonçalves, Pedro Firmino e Zélia Margarida.
Na Final, realizada em 14 de Outubro no Centro Cultural de Lagos, o auditório Duval Pestana foi demasiado pequeno para satisfazer o interesse de muitos aficionados que, por manifesta distracção, ficaram privados de assistir a este grandioso espectáculo.
Com o auditório completamente lotado sucederam-se perante o público, e o júri, todos os candidatos a demonstrar os seus dotes fadistas, conforme delineados no regulamento, na dicção, afinação, expressão e interpretação dos fados escolhidos.   
Após o extenso desfile dos candidatos, meritoriamente ovacionados por um público apreciador, seguiu-se a actuação de Artur Batalha que cantou e encantou, durante uma hora, para gáudio das suas admiradoras, até chegar o momento crucial, aquele em que o coração dos candidatos agita-se ante a ansiedade do veredicto do júri.
Perante uma plateia entusiasmada e expectante, a apresentadora Eunice Caldeira, que brilhantemente conduziu o espectáculo, anunciou a atribuição do Prémio Único da vertente juvenil a Micaela Gonçalves.
No entanto, e de modo a incentivar os dois candidatos não premiados, o júri decidiu atribuir a cada um deles uma “Menção Honrosa” pela sua louvável prestação.
No que concerne à atribuição de prémios da vertente sénior, o júri atribuiu a Ana Valentim o terceiro prémio, a Vânia Rodrigues o segundo prémio e a Mafalda Sofia o primeiro prémio. Porém, por unanimidade, o júri decidiu atribuir a Firmino Rodrigues uma “Menção Honrosa” pelos seus impressionantes dotes vocais, dignos para o fado de Coimbra, e pela sua prestigiosa actuação.
Neste concurso, o agrupamento musical que acompanhou todos os participantes foi constituído por Vítor do Carmo na guitarra, Zé Santana na viola, e Duarte Costa na viola baixo.

Sem comentários: